IMPORTÂNCIA DO SOP -SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Muitos estudos têm sido realizados com o intuito de entender como a aprendizagem ocorre. Objetivando obter respostas ao porquê de uns aprenderem com tamanha facilidade sobre determinado assunto, enquanto outros não compreendem e não avançam entendimento e como o educador pode impulsionar, provocar e obter êxito no processo ensino-aprendizagem. Esta é uma inquietação que faz parte do cotidiano de muitos educadores.
Entender e agir de maneira positiva sobre estas dificuldades, de forma a fazer acontecer a aprendizagem, e conduzir o aluno a sua ultrapassagem de limites, que muitas vezes é imposta por déficits cognitivos, físicos e, ou afetivo, representa a busca, a meta, de muitos dos profissionais que acreditam no construir, nas superações que o processo educativo pode promover.
Segundo Fonseca (1995), a aprendizagem é uma função do cérebro. A aprendizagem satisfatória se dá quando determinadas condições de integridade estão presentes, tais como: funções do sistema nervoso periférico, funções do sistema nervoso central, sendo que os fatores psicológicos também são essenciais.
Cabe a escola, na figura do professor, fazer a “escuta” adequada das manifestações de dificuldades, considerando o estado geral da criança em seu dia a dia, o contexto familiar em que está inserida e os eventuais problemas familiares que possam estar vivenciando, desde o nascimento de um irmão, a morte de um familiar, uma situação de desemprego, separação dos pais, entre outros problemas. Para tanto, é importante primeiramente, fazer com que os alunos sejam compreendidos e, não, acusados; recepcionados e, não, rejeitados; lembrando que essas atitudes são essenciais para que eles possam sentir-se reconhecidos e fortalecidos, enquanto parceiros nesta relação. Dentro deste contexto, objetivando contribuir com o rendimento escolar dos alunos entra a Psicopedagogia, que estuda como as pessoas constroem o conhecimento. Em outras palavras, busca decifrar como ocorre o processo de construção do conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a: identificar os pontos que possam, porventura, estar travando essa aprendizagem; atuar de maneira preventiva para evitá-los e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.
O Objetivo do trabalho de Orientação Psicopedagógica na escola é desenvolver ações de apoio contribuindo para a melhoria do processo de ensino e da qualidade de aprendizagem.
- Avaliar, orientar, atender e investigar problemas emergentes nos processos de aprendizagem;
- Esclarecer os obstáculos que possam estar interferindo na efetivação de uma boa aprendizagem, considerando a própria satisfação pessoal do aluno;
- Favorecer o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados;
- Realizar avaliação psicopedagógica, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem, visando o esclarecimento e a orientação.
Tereza Nogueira de Oliveira
Pedagoga – UVA-CE
Psicopedagoga Clinica e Institucional – FACINTER
Neuropsicopedagoga Clinica Institucional e Educação Inclusiva – CENSUPEG