A Invenção de Hugo Cabret – Resenha Crítica por Maria Luíza Santana (aluna do 3º Ano EM)
O filme de Martin Scorsese, “A invenção de Hugo Cabret” (2011) foi trazido à tona pelo professor Kayron através da eletiva de Linguagens e Cinema com o objetivo de apresentar o mundo cinematográfico aos alunos, gerando também um debate que teve como propósito discutir os principais aspectos da obra, mas enfim, do que se trata essa obra?
“A invenção de Hugo Cabret” mostra a história de um garotinho chamado Hugo (Asa Butterfield) que era órfão e morava escondido na estação de trem de Paris enquanto cuidava dos relógios depois do seu tio tê-lo abandonado, porém, quando as luzes se apagam, seu único passatempo é tentar descobrir como consertar um autômato que poderia lhe revelar uma mensagem secreta, mas, enquanto tenta alcançar seu objetivo dá de cara com o Tio George (Ben Kingsley) que fará de tudo para atrapalhá-lo, mas o que Hugo não sabe, é que ele esconde um grande segredo. Então, o garoto se une à curiosa Isabelle (Chloë Grace Moretz), sobrinha do George, e juntos eles embarcam nessa aventura para desvendar que segredos foram enterrados.
Desse modo, vale ressaltar que esse filme traz uma homenagem tão magnífica à sétima arte de forma tão ingênua e emocionante que te faz suspirar, pois, é transmitido ao telespectador sob o olhar puro e inocente de uma criança. Quanto a fotografia, é muito linda, já que consegue capturar a essência da época em que a história se passa e ainda transmitir um sentimento que ajuda na composição da narrativa.
Entretanto, quando falamos de roteiro, é interessante ressaltar que apesar de possuir uma divisão de trama, pois na primeira metade a obra é centrada no Hugo e em seu autômato e, na metade final, o filme aborda mais sobre o Tio George e a sua relação com Cinema, ainda assim, foi bem escrito e a forma como as relações entre os personagens se desenvolvem é progressiva e genuína, coisa que muitos filmes não conseguem fazer, mas isso também se deve pela ótima atuação do elenco, que por sinal, foi muito bem escolhido. Por fim, é notório complementar falando que apesar de “A invenção de Hugo Cabret” parecer um filme infantil, ele trata de questões que todos nós deveríamos discutir e faz uma linda homenagem ao Cinema, é simplesmente um filme incrível.