Suzano Papel e Celulose realiza formatura dos alunos do programa Miniempresa
Dia 29/01, a Suzano formou a primeira turma do programa Miniempresa, em Imperatriz – Maranhão. O evento aconteceu no Centro de Convenções e contou com a presença dos alunos beneficiados pelo programa, seus familiares, assim como gestores e voluntários do programa.
O programa é uma parceria da Suzano com a Junior Achievement e apoio do CONJOVE – Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz – e proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. As jornadas acontecem em 15 semanas, com duração de 3h30min cada, realizadas nas escolas. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.
Neste Programa são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um mini empresário. Um dos diferenciais do Miniempresa é que todas as jornadas são acompanhadas por voluntários da Suzano, instituições e empresas parceiras, profissionais que atuam nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção.
Ricardo de Mello, que atuou como voluntário no Miniempresa e é profissional de manutenção elétrica Linha de Fibras da Suzano em Imperatriz, comenta que o desejo de empreender aliado à criatividade dos jovens encantaram os orientadores. “Ao ingressar no projeto eu não tinha ideia de quão divertido e prazeroso seria me envolver em uma ação onde muito aprendi. Trabalhamos com muitos jovens de diferentes personalidades, porém unidos para uma meta única onde tiveram que aprender noções de atividades realizadas em ambientes industriais, que levarão para suas vidas profissionais. Esta experiência agregou muito em minha vida, aprendi a escutar mais e entender a necessidade de cada um para então ver a melhor forma de orientar.”
A primeira turma do Miniempresa em Imperatriz produziu sabão a partir do reuso de óleo vegetal. Ecolitz, como foi batizada a empresa, atuou em cinco escolas de Imperatriz: sendo uma a nossa Arte de Educar – CEB. Kalyne Lessa – presidente da Ecolitz comentou “A experiência como participante da Miniempresa foi excelente e como presidente foi melhor ainda, pois adquiri o espirito empreendedor e de liderança. Apesar das adversidades no período de gestão, todos os obstáculos contribuíram para ter mais confiança e persistência em qualquer momento de dificuldade, creio ter aprendido muito e dividido meus conhecimentos com todos os integrantes da equipe, o que fica conosco é um sentimento de alegria em ter participado de um projeto inovador, que ainda renderá frutos. ”