Adoráveis Mulheres por Vinicíus Leão
“Little Women” (Adoráveis mulheres), dirigido por Greta Gerwig e lançado em 2019, é uma adaptação do livro clássico de romance escrito por Louisa May Alcott, publicado pela primeira vez em 1868. O filme se passa durante a Guerra Civil Americana e acompanha a vida das quatro irmãs March são elas , Jo, Meg, Beth e Amy, enquanto elas crescem, enfrentam desafios e buscam seguir seus próprios caminhos em uma sociedade restritiva para as mulheres.
O filme apresenta uma narrativa não linear, alternando entre o passado e o presente, para destacar as escolhas e amadurecimento de cada irmã. O filme foca principalmente na irmã Jo March e suas experiências de independência e autossuficiência, enquanto também explora os sonhos artísticos de suas irmãs e suas lutas pessoais.
A direção de Greta Gerwig trouxe um olhar fresco e contemporâneo ao material clássico, além de que foi bem fiel à obra original. A cinematografia e os figurinos lembram muito bem o período histórico, trazendo quem assiste totalmente para a época.
“Adoráveis mulheres” explora questões como o papel das mulheres na sociedade, as expectativas sociais e familiares, a busca da identidade pessoal e as lutas por realizações pessoais em um mundo que muitas vezes subestima as mulheres. Assim como os filmes de Greta – Barbie e Lady Bird – os quais foram passados para os alunos da eletiva de cinema. As impressões gerais do pessoal da eletiva sobre esse filme foram de que é um filme adorável e ele sempre estava em primeiro ou segundo lugar quando se colocava em comparação com a filmografia da diretora em questão (Barbie, Lady Bird e Adoráveis mulheres).
Por Vinicíus Leão