Oportunidades extras para os candidatos que se destacarem em olimpíadas acadêmicas
Independentemente de ganhar algum prêmio, o jovem que se interessa por participar de Olimpíadas Científicas já é um vencedor!
A vida significa adaptação contínua a novos panoramas; e, se existe um aspecto indiscutível sobre o que se deseja de um aluno bem formado, é o fato de que ele seja capaz de se transformar como indivíduo, para tornar o mundo um espaço de melhor convivência entre as pessoas.
Portanto, quando buscamos a educação transformadora, abrimos um espectro muito maior do que a apreensão de conteúdos. Estamos, na verdade, nos referindo à educação que integra e articula saberes, competências e habilidades.
Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente, é possível participar de diferentes Olimpíadas, sejam elas regionais, estaduais ou nacionais.
As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, o que também pode ser um estímulo para a escolha profi ssional do estudante.
Ao participar de olimpíadas, o estudante ganha uma série de atributos comportamentais, como:
- foco, planejamento e preparação;
- desenvolvimento de alto nível de conhecimentos, o que pode torná-lo um líder na gestão de projetos;
- desenvolvimento de habilidades de organização de estudos.
Em geral, os participantes e, sobretudo, os vencedores conseguem enorme êxito na sua vida profissional e têm grande chance de prosseguirem seus estudos em renomadas universidades, inclusive internacionais. Além disso, despontam no desenvolvimento de pesquisas e em carreiras docentes. Tudo isso contribui para os seus estudos para os vestibulares e, futuramente, abre portas para a inserção no mercado de trabalho.
Olimpíadas científicas viram diferencial acadêmico para universidade:
Unicamp aprova vagas pelo Enem, mudanças em bônus e prevê até 170 vagas extras para destaques em olimpíadas https://g1.globo.com
Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, nesta terça-feira (21/01/17), a oferta de vagas pelo Enem no vestibular 2019, e a criação de oportunidades extras para os candidatos que se destacarem em olimpíadas que tenham abrangência nacional.
A partir do vestibular 2019, a Unicamp implementará cotas étnico-raciais e terá vagas pelo Enem. Além disso, realizará um processo seletivo para indígenas e terá “cadeiras extras” para os candidatos que se destacarem em olimpíadas que tenham abrangência nacional.
Fonte: https://www.comvest.unicamp.br/clipping-comvest-23-11-2017-2/
Universidades americanas beneficiam estudantes que se destacam em competições científicas!