SIMULADO ENEM
Nosso tema hoje é o Simulado Enem que será realizado em nossa escola durante os meses que virão.
Por mais evidente que pareça a importância de se treinar para uma prova específica em uma situação que se assemelha (e muito!) com a situação real que será enfrentada por nossos alunos no final do ano, gostaríamos de pensar um pouco sobre o que está envolvido nesse treino, além da questão dos conteúdos propriamente ditos: o corpo, a emoção, a mente e o tempo.
O corpo tem uma importância que, às vezes, não é tão evidente… Porém, passar 5 horas e meia fazendo uma prova, em uma mesma posição, sentado, não é uma tarefa indolor para quem não tem esse hábito.
A emoção está relacionada com o impacto que o aluno sente ao pegar
um caderno com 90 questões de disciplinas variadas (e, conforme o dia, uma redação). A visão do conjunto do trabalho pode ser avassaladora e ter um impacto muito negativo. A emoção precisar entender (sim, a emoção também entende…) que o aluno pode passar (e com sucesso!) por esse processo; e ela só entende isso, verdadeiramente, na prática.
Quando falamos da mente, surge a questão sobre a qual muito já se falou: a dificuldade de concentração de nossos jovens. Então, é fácil imaginarmos o desafio que é manter o foco em uma atividade intelectual durante tantas horas seguidas e… tentando manter a qualidade da atenção. Podemos ousar uma metáfora: “a mente é um músculo”. Precisa de treino, senão fica fraca… E queremos, claro, uma mente campeã!
Já com relação ao tempo, sabemos que esse é um fatores chave do sucesso em exames desse porte. Os alunos têm que conseguir uma organização precisa do tempo que dedicam às diferentes questões e à escrita da redação, de forma a garantirem seu melhor desempenho. Afinal, quantas vezes ouvimos os alunos dizerem “não deu tempo”?
Vemos, assim, quantos treinos ocorrem em um simulado: o do corpo, o da emoção, o da mente e o do tempo. E, claro, muito treino quanto aos conteúdos!
Incentive seu(sua) filho(a)! E treine, um pouquinho mais, a arte de ser uma família sempre presente!