AULA DADA, AULA ESTUDADA. POR QUÊ?
Caro aluno e cara aluna,
Certamente você já ouviu falar – se ainda não, vai começar a ouvir daqui para a frente – no lema do Sistema Anglo que é “Aula dada, Aula estudada”. Mas você sabe o que isso significa?
Abaixo, relacionamos algumas razões que justificam esse importante lema e que você deve conhecer.
- O lema do Sistema Anglo “Aula dada, aula estudada” significa que você, aluno(a), ao ter uma aula, deve estudar seus conteúdos por meio da tarefa de casa. Em outras palavras, fazer a tarefa é a melhor forma de estudar.
- Quando você assiste a uma aula, recebe informações de todos os tipos, tanto visuais quanto auditivas. Essas informações transformam-se em estímulos para o cérebro e circulam pelo córtex cerebral (área rica em neurônios) antes de serem armazenadas, ou seja, aprendidas de fato ou descartadas (quando não se retoma aquela informação, ela pode ser esquecida).
- Ao fazer a tarefa de casa, você retoma aquelas informações que estavam circulando em seu cérebro recentemente (que foram passadas em sala de aula) e reforça o aprendizado – ou seja, são armazenadas e criam um novo arquivo, guardando a informação, ao invés de descartá-la. Portanto, a tarefa de casa tem, justamente, a finalidade de formar esse tal arquivo, que será facilmente resgatado da memória, quando estímulos relacionados a esse mesmo arquivo forem apresentados.
- A tarefa, ao retomar os conceitos já armazenados anteriormente, reforça os conceitos trabalhados em sala e os armazena, formando novos arquivos e, assim, ajuda na aprendizagem de conteúdos futuros (pois vai se tornar um novo arquivo).
- Quando essa informação é resgatada da memória, a recuperação de conhecimentos será simples e rápida!
Por isso, estudar não é decorar. É, simplesmente, reforçar em casa o que foi dado em aula, por meio das tarefas propostas. Esse reforço cria os arquivos necessários e definitivos, que serão armazenados e não descartados.
Vamos nessa?